quinta-feira, 12 de abril de 2007

Acessibilidade e Sensibilidade


A acessibilidade para os portadores de deficiência física – e eu me incluo – ainda não é levado a sério neste pais, ou melhor, não há vontade política. Acredito que a falta de consciência das autoridades para nos dar a condição de ir e vir, transforma os portadores de deficiência física em reféns de sua própria confinação.
Além da falta de acessibilidade nas ruas com esquinas rebaixadas, elevadores em locais públicos, os comerciantes também não se preocupam com a acessibilidade em seus estabelecimentos.
Outro dia precisei comprar um livro e fui à livraria Nobel da Rua Maria Antonia - em frente à Universidade Mackenzie - e para surpresa minha o degrau para entrada da livraria me barrava convidando-me a ficar do lado de fora. Tentei outra livraria, a Martins Fontes da Dr. Vila Nova, outro convite para não entrar, não havia acesso.
Pensei na seguinte questão:
O estabelecimento público que não tem nenhuma consciência para esta prática de cidadania está dizendo aos deficientes, “Não queremos você aqui!” , não consigo ver de maneira diferente.
Basta! Se não podemos contar com o governo, que faz dos nossos impostos apenas o direito dos políticos irem e virem de avião então peço aos comerciantes e empresários que tomem uma decisão como cidadão tornando seus estabelecimentos democráticos no acesso, quem sabe possamos aumentar a renda destes locais.

Wilton Azevedo

Um comentário:

Anônimo disse...

Papai do meu coração
tá muito lindo seu blog viu?
muito bem escritos os textos!
bjuss te amo